O que é a campanha
513 Vozes por Escazú?
O que é o
Acordo de Escazú?
Para ampliar a conscientização pública sobre a interseção entre justiça climática, direitos humanos e proteção ambiental, o Movimento Escazú Brasil criou a campanha 513 Vozes por Escazú, sob liderança das organizações Plataforma CIPÓ e Engajamundo. O objetivo é mobilizar ativistas socioambientais para que compartilhem suas experiências e mensagens sobre a importância do Acordo de Escazú no Brasil, de forma a impulsionar a sua ratificação no Congresso e ampliar a conscientização pública sobre o tema.
Através de vídeos gravados por ativistas brasileiros, a campanha pretende dar voz às pessoas e às comunidades afetadas e destacar, de forma breve, as violações de direitos socioambientais que ocorrem na América Latina e no Caribe.
Trata-se do Acordo Regional sobre Acesso à Informação, Participação Pública e Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe em Escazú (Costa Rica), no dia 4 de março de 2018.
O objetivo do Acordo de Escazú é “garantir a implementação plena e efetiva, na América Latina e no Caribe, dos direitos e acesso à informação ambiental, participação pública nos processos de tomada de decisões ambientais e acesso à justiça em questões ambientais, bem como a criação e o fortalecimento das capacidades e cooperação, contribuindo para a proteção do direito de cada pessoa, das gerações presentes e futuras, a viver em um meio ambiente saudável e a um desenvolvimento sustentável.”
Assista ao Aulão "Decifrando o Acordo de Escazú"
O aulão virtual teve como objetivo fornecer informações detalhadas sobre o acordo, seu conteúdo, importância e impacto na defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. Trata-se de uma oportunidade para aprofundar o conhecimento dos ativistas e da sociedade sobre o acordo e fornecer subsídios teóricos e práticos sobre o tema.